Como ativar o SpamAssassin?

15/03/2016

O SpamAssassin é um sistema automatizado de filtragem de e-mails que tenta identificar os spams com base no conteúdo dos cabeçalhos e corpos do e-mail. Por padrão, este recurso está desativado e se quiser ter um poderoso e eficiente filtro de SPAM em sua conta, deve ativá-lo.

1. Acesse o Painel de Controle (http://seudominio.com.br:2082) e clique na opção “Spam Assassin”.

2. A primeira informação que aparece é o status do SpamAssassin (Ativado / Desativado). Se deseja ativá-lo, logo abaixo desta informação, há o botão “Ativar SpamAssassin”, o qual deve ser clicado.

3. No campo Pontuação abaixo, há a seleção de “scores” ou pontos que uma mensagem deve atingir para ser classificada como SPAM. O padrão é um score de 5 pontos. Diminuir este score ou pontuação (menos que 5), faz com que aumente o rigor na classificação de uma mensagem como SPAM. Por outro lado, aumentar este score (mais que 5), diminui o rigor na classificação de uma mensagem quanto à possibilidade de ser SPAM.

4. Há ainda dois botões que podem ser usados para remover ou não automaticamente uma mensagem que seja classificada como SPAM – “Exclusão Automátiva de SPAMs / Desativar Exclusão Automática de SPAMs”.

5. Se você não deseja que as mensagens classificadas como SPAM, sejam removidas ou devolvidas ao seu remetente, deve habilitar o recurso seguinte, clicando em “Ativar Caixa de Spam”. Isto fará com que seja criada uma pasta especificamente destinada a receber todas as mensagens classificadas como SPAM.

6. Se existir uma SPAM BOX habilitada, você pode remover todo o seu conteúdo, clicando unicamente no botão “Esvaziar Caixa de Spam “.

7. O último botão – “Configurar SpamAssassin” – não deve ser usado, a não ser que você tenha plenos conhecimentos para configurações avançadas ou mais específicas do filtro. Seu uso não é recomendado.