Como montar uma loja virtual com pouco dinheiro?

12/04/2016

Carrinho[6]A grande pergunta no ramo do e-commerce: como montar uma loja virtual com pouco dinheiro?

Vamos definir quanto é o seu pouco dinheiro. Você tem R$ 5 mil ou R$ 1 mil para investir, tem mais, tem menos? Ou você não tem nada para investir? Pouco dinheiro é algo bem relativo. Você só vai saber o que consegue fazer com seu pouco dinheiro quando souber quanto é o seu pouco.

Antes de começar qualquer tipo de negócio você precisa decidir qual produto vai vender. Você precisa estudar o mercado, descobrir o que as pessoas querem comprar, e o que você gosta de fazer.

Bom, depois do nicho de mercado escolhido, você terá que destinar o seu pouco dinheiro para a aquisição de alguns produtos, plataforma e divulgação da loja. Leve em consideração que seu e-commerce vai demorar um ou dois meses para se pagar, ou ate mais.

Ou seja, não considere que no mês seguinte você vai conseguir pagar seus custos com o dinheiro das vendas. Como você tem pouco dinheiro o ideal é começar na sala ou no cantinho da garagem da sua própria casa.

Pagar aluguel de uma sala comercial é algo que você deve fazer quando já estiver com vendas constantes na loja virtual. Quem tem loja física, talvez só precise dedicar um funcionário para cuidar da loja virtual ou contratar um serviço de gerente virtual para sua loja virtual.

Agora existem duas coisas das quais você não pode abrir mão, os produtos e a divulgação da loja. Nenhuma loja virtual faz vendas se não anunciar. As pessoas não sonham com a sua loja virtual e acordam no dia seguinte para comprar.

Para que você tenha vendas seu e-commerce precisa ter visitantes. Sim, você pode fazer anúncios no Google, mas certifique-se de que você sabe como fazer isso.

Um anúncio sem propósito e planejado de forma indevida não traz os resultados esperados (nem adianta colocar a culpa no Google!). Mas antes de investir em qualquer anúncio pesquise onde está o público do seu produto ou se preferir ser encontrado no Google sem pagar nada, trabalhe o SEO da sua loja virtual.

Talvez o que você tem disponível para investir não dê para começar uma loja virtual com 200 produtos, mas por que não começar com 30 produtos? Porém existe a possibilidade do seu pouco dinheiro conseguir sustentar a loja por seis meses, então porque não segurar uns gastos para tentar sustentar a loja por um ano?

Não é a plataforma mais cara que vai fazer vendas na sua loja virtual, não é o anúncio mais caro que vai trazer visitantes para o seu site. Use as estratégias a seu favor, administre seu dinheiro com carinho.

A única coisa que pode te impedir de montar uma loja virtual é pouca vontade, ou pouca dedicação.

 

 

 

Parte texto via Moip